Partilhar Artigo

Estamos quase a chegar ao Natal, e há ingredientes- como os Frutos Secos- que não podem faltar à tua mesa. O Natal é uma época de celebração, queremos presentear a nossa família com uma mesa diversa como a tradição manda, sendo importante ter ingredientes de qualidade e opções saudáveis.

Amêndoas, Caju, Castanha do Brasil, Noz Pecan, Avelã, Macadamia, Pistacho e Pinhões- são designados por frutos oleaginosos, devido a serem ricos em gorduras insaturadas. É impossivel resistir a este snack apaixonante, de sabor único, rico em proteina e fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E e boa fonte de zinco, selénio, fósforo, potássio e magnésio.

Como escolher os Melhores Frutos Secos? 

Os melhores frutos de secos, são no seu estado natural, sem adição de açúcares, mel ou sal.

A escolha por origem biológica, garante ao consumidor a inexistência de contaminantes como pesticidas e herbicidas, que infelizmente podem adulterar os benefícios originais.

Têm um sabor delicioso e a qualidade varia de muitos fatores nomeadamente: origem/ modo de produção / Terroir/ Condições Metereológicas do Ano/ Colheita e das condições de armazenamento e conservação dos mesmos.

Apesar de calóricos, podem ser um excelente aliado diário na perda de peso e na prevenção do desenvolvimento de doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.

Para além dos benefícios gerais do consumo regular de frutos secos, temos alguns mais específicos como:

Amêndoas – Tem baixo indice glicémico, e são ricas em vitamina E e Cálcio, contribuindo para a saúde da pele e dos ossos, prevenindo a Osteoporose.

Caju – Rico em vitamina C, vitamina A, betacarotenos e taninos. Ajudam a fortalecer a tua Imunidade.

Nozes – Ricos em polifenóis, potássio, fósforo e magnésio. Melhoram a saúde do cérebro, prevenindo doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson

Castanha do Brasil – Rico em selénio, magnésio, potássio, zinco e vitamina E. Evita o envelhecimento precoce e previne doenças degenerativas, ajuda a regular a tiroide.

 

Qual a Porção diária de Frutos Secos?

Se consumir 20 a 40g de frutos secos por dia, irá incrementar a sua Saúde, e beneficiar das suas propriedades nutricionais.

Esta quantidade ou porção, equivale a cerca de um punhado de frutos secos.

 

Como incorporar Frutos Secos nas tuas Receitas?

1. Podes obtar por juntar farinha de amêndoas ou farinha de caju às tuas receitas, reduzindo a quantidade de farinha de trigo da receita inicial e elevando o teor nutricional, a proteina, fibras, vitaminas e minerais. Fica excelente em massas, recheios, tortas, bolos, biscoitos, bolachas, panquecas, smoothies e waffles.

2. Acabámos de lançar os POWER BREAKFAST, que são uma combinação de flocos de aveia com frutos secos para simplificar as tuas papas de aveia, e dar um boost energético, com fibras, proteínas, vitaminas e minerais ao teu dia.

3. Podes partir grosseiramente os frutos secos e juntar na massa dos bolos, enriquecendo os bolos, broas e doces de Natal. É sempre agradável e delicioso e dá um toque crocante.