Partilhar Artigo

 

O papel das proteínas é vital para o nosso corpo – entra na composição de tecidos, regeneração de tecidos após lesão, cicatrização, bem como é um dos principais constituintes do cabelo, unhas, ossos e músculos. O seu consumo é fundamental para aumentar a massa muscular, e daí o crescente interesse para a maioria dos desportistas.

Contudo as proteínas estão presentes em enzimas, hormonas, neurotransmissores, anticorpos, glóbulos vermelhos e são importantes para incrementar a nossa imunidade, boa regulação hormonal e assegurar o correto funcionamento do nosso corpo.

As proteínas animais têm sido as preferidas para o ganho muscular, em detrimento das proteínas vegetais – pois não têm todos os aminoácidos essenciais.

Estudos recentes revelam a importância de distribuir o consumo de proteína ao longo do dia, não concentrando a toma apenas de manhã ou tarde, no após-treino. Segundo The Journal of Nutrition o consumo de proteína ao longo do dia pode aumentar a síntese proteica até 25%. A quantidade de proteína a ingerir por dia também depende de vários fatores- idade/ sexo/ nível de atividade física/ objetivos do treino e existência ou não de histórico de doenças.

O American College of Sports Medicini (ACM, 2016) recomenda quantidades de 1,2g a 2g de proteína por Kg corporal ao dia, variando com o nível de treino. Para uma pessoa adulta que não pratica atividade física a quantidade de proteína necessária por Kg de peso corporal/dia é cerca de 0,8g. Assim um adulto com cerca de 70 Kg, deve consumir 56g de proteína ao longo do dia – a qual deve ser proveniente de fontes variadas.

As Proteínas Vegetais apresentam também inúmeros benefícios únicos – não têm colesterol/ são excelentes para indivíduos intolerantes à lactose/ adequadas à dieta Vegan e de mais fácil digestão.

Acabámos de lançar a Proteína Vegan de Cacau, com 65% de proteína – que combina 2 proteínas vegetais interessantes – a Proteína de Arroz, com um elevado teor proteico – com a Proteína de Sementes de Cânhamo, que é uma proteína completa, pois tem todos os 9 aminoácidos essenciais, bem como os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, na proporção ideal para o nosso corpo.

 

          

Receitas