Partilhar Artigo

 

As especiarias e as ervas aromáticas têm sido amplamente valorizadas ao longo dos séculos, tanto pelas suas propriedades medicinais, quanto por conferirem sabores inconfundíveis e únicos. Contudo para além dos aromas e cores atraentes: as ervas aromáticas e as especiarias estão repletas de antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular precoce, melhoram a imunidade, são excelentes anti-inflamatórios naturais, podem ajudar a controlar a glicemia no sangue e auxiliam na digestão.

As Especiarias, foram sem dúvida o ouro do Oriente, tendo sido largamente difundidas por todo o Mundo, após a descoberta do caminho marítimo para a India, sendo uma importante moeda de troca nas transações comerciais. São hoje as mesmas especiarias que eternizam e aromatizam alimentos, com sabores únicos, que aproximam diferentes culturas e nos fazem viajar a qualquer lugar do Mundo através da gastronomia.

Os Outros Montes destaca algumas ervas e especiarias para pensar em adicionar à sua próxima refeição:

– A canela reduz os níveis de açúcar no sangue e tem um poderoso efeito antidiabético. Pode reduzir o açúcar no sangue por vários mecanismos, inclusive retardando a quebra de carboidratos no trato digestivo e melhorando a sensibilidade à insulina. A canela não é um substituto de medicamentos para a diabetes ou uma dieta controlada por carboidratos, mas pode ser uma adição útil a um estilo de vida saudável.

– A cúrcuma contém curcumina, uma substância com poderosos efeitos anti-inflamatórios. A curcumina é um antioxidante notavelmente poderoso, ajudando a combater os danos oxidativos e aumentando as próprias enzimas antioxidantes do corpo. Isto é importante porque acredita-se que o dano oxidativo seja um dos principais mecanismos por detrás do envelhecimento e de muitas doenças. A curcumina também é fortemente anti-inflamatória, a ponto de igualar a eficácia de alguns anti-inflamatórios.

– Sabias que o gengibre pode eliminar as náuseas? O gengibre é considerado pela medicina chinesa e ayurvédica, um dos melhores remédios naturais do Mundo. Originário da Ásia, tem sido usado há milhares de anos para tratar dores de estômago, diarreia e náuseas, pois tem um efeito calmante no sistema digestivo. Pode também ser recomendado a grávidas, para acalmar as náuseas relacionadas à gravidez e reduzir as dores de barriga após uma cirurgia. Tem também propriedades anti-sépticas, melhorando estados gripais e constipações, anticoagulante, vasodilatadora, analgésica, anti-inflamatória, antipirética e ajuda a combater a flatulência.

Quer use especiarias frescas ou secas, obterá sempre compostos benéficos. Especialistas referem que fritar ou grelhar pode diminuir os antioxidantes das especiarias, enquanto cozinhar no micro-ondas, ferver ou estufar alimentos com especiarias pode realmente aumentar seus níveis de antioxidantes. Independentemente dos outros benefícios para a saúde, os temperos adicionam sabor aos alimentos e podem tornar deliciosas as refeições saudáveis, além de serem uma maneira saudável de alterar a rotina alimentar. Desfrutar da comida é a chave para manter hábitos saudáveis a longo prazo !

 

                   

Receitas Outros Montes com Especiarias