Partilhar Artigo

 

Nós, como sociedade, estamos ocupados, stressados, precisamos de mais atividade física e, às vezes, temos hábitos alimentares errados e um estilo de vida pouco saudável – o que contribui para baixos níveis de energia e muitas vezes, mesmo antes de terminar o dia, temos a sensação de cansaço e desânimo . Aliar à atividade física, uma boa hidratação, número adequado de horas de sono e alimentação saudável, algum relaxamento / praticar um hobby que gostes- pode fazer toda a diferença na tua energia diária, bem como na tua predisposição e ânimo para enfrentares um novo dia.

Ter uma hidratação adequada, é fundamental para prevenir o cansaço. Podemos sentir dores de cabeça, tonturas, cansaço e até uma falsa fome devido ao nosso corpo estar desidratado. A situação ideal é beber cerca de 35 ml por cada quilograma de peso corporal por dia. Começa o dia bebendo um bom copo de água.

Alimentação Saudável, variada e equilibrada
Uma maneira de melhorar os nossos níveis de energia é comer melhor, nunca fazendo intervalos superiores a 3 horas sem comer.
Se planearmos corretamente o que comemos pode ajudar-nos a manter saudáveis e energizados durante todo o dia. A chave é manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados e comer refeições compostas de carboidratos de baixo índice glicémico combinados com proteínas, fibras e pequenas quantidades de gorduras saudáveis.

Inclui alguns destes alimentos nas tuas refeições para maior disponibilidade energética:

Frutos de casca rija e sementes são alguns dos melhores alimentos para vencer a fadiga e combater a fome. Amêndoas, castanha do brasil, caju, avelãs, nozes, sementes de girassol ou sementes de abóbora- são o lanche energético perfeito para o meio da manhã ou tarde, ricos em proteína, fibras, vitaminas e minerais e gorduras saudáveis. Prefere versões cruas e sem sal,

– A Maca, é um rizoma, originário da região dos Andes, e que tem reconhecidas propriedades medicinais, melhorando a tua performance física, reduzindo o cansaço, melhorando a tua resiliência e performance no treino, é um óptimo regulador hormonal, melhora a fertilidade- sobretudo a masculina e simultaneamente, o desempenho sexual.

Café – é um estimulante natural rico em cafeína, e caso não tenhas problemas de tensão e/ou sensibilidade à cafeína, podes beber até 3 a 4 cafés diários.

Aveia – é um óptimo cereal integral, que pelo facto de ser rico em fibras, vai ajudar-te na sensação de saciedade, disponibilizando-te energia de uma forma gradual e lenta. Evita picos/quedas de açúcar no sangue durante o dia;

Sementes de chia, são uma excelente fonte de energia prolongada graças ao teor de hidratos de carbono, gorduras saudáveis e fibras. Duas colheres de sopa de chia fornecem cerca de 24 gramas de hidratos de carbono e incríveis 4,8 gramas de ómega-3, que são saudáveis para o coração e anti-inflamatórios. Podes adicionar ao teu smoothie matinal ou adicionar uma colher ao iogurte da tarde, elevando o teu nível de saciedade e regulação do trânsito intestinal.

É importante planear antecipadamente as tuas refeições e lanches, não saltando refeições. Reserva tempo do teu dia, para dar um passeio, treinar ou fazer algum exercício leve. Cria momentos para relaxar, ler, ouvir música e/ou meditar pois reduz os níveis de stress e contribui para reforçar a tua imunidade, a qualidade de vida, bem como reforça a tua atitude positiva da tua mente.

 

       

Receitas Outros Montes