Partilhar Artigo

A proteína em pó deve ser usada como complemento de uma dieta equilibrada. No entanto, certas pessoas podem beneficiar de suplementação de proteínas vegetais em pó, como atletas que têm necessidades muito elevadas de proteínas, pessoas que pretendem emagrecer, controlar a saciedade ou pessoas vegan, que fazem uma alimentação à base de vegetais e não incluem proteína de origem animal.

Alimentos Vegetais que são naturalmente ricos em Proteínas: Soja, Leguminosas ( Feijão, Grão, Lentilhas), Frutos Secos, Farinha de Linhaça, Sementes de Sésamo, Quinoa, Tofu.

Para que Servem as Proteínas? Principais Funções?
1. Formar Músculo – O consumo adequado de Proteínas de acordo com a idade, peso, atividade física, é muito importante para a manutenção e aumento da massa muscular.

2 Produção de Anticorpos – A nossa Imunidade também está intrinsecamente ligada ao consumo adequado de Proteínas.

Por exemplo as Imunoglubinas, são proteínas que atuam como anticorpos, pois ligam-se a virus e/ ou bactérias, defendendo o nosso corpo contra agentes patogénicos.

3. Cicatrização de Feridas e Após Cirurgia – As proteínas são importantes para a formação de novos tecidos, células, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, garantindo a boa cicatrização e uma recuperação após cirurgia, exemplo: cesariana, transplante de orgãos, etc.

4. Transporte de Oxigénio e Nutrientes  A hemoglobina e a mioglobulina (são ambas proteínas) que transportam oxigénio no sangue e nos músculos. Já as Lipoproteínas (proteínas) transportam colesterol, triglicerídeos e vitaminas lipossolúveis.

5. Regulação Hormonal – As Proteínas participam também na produção de hormonas.

Exemplo: A insulina e a glucagon são produzidas por proteínas, e estas hormonas ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

 

A proteína em pó é eficaz?

Consumir proteína em pó ajuda a recuperar e aumentar a massa muscular, se ingerir calorias e macronutrientes suficientes.

Suplementação de proteína em pó pode:

– Melhorar a recuperação após o exercício, especialmente o treino com pesos;

– Aumentar a massa muscular quando combinado com treino;

– Melhoria da saúde em geral e aumenta a imunidade durante o treino de resistência;

– Ajudar pessoas com sobrepeso ou obesidade a reduzir a massa gorda e o risco cardiovascular;

– Melhorar a massa muscular e ajudar a prevenir a perda de tecido muscular em adultos mais velhos;

– Ajudar na cicatrização de feridas, inclusive após trauma, queimaduras ou cirurgia.

 

Que quantidade de Proteína devo ingerir? 

Varia de acordo com a idade e peso, a atividade física e o objectivo: perder peso ou ganhar massa muscular. Contudo em indivíduos adultos, podemos dizer que a recomendação média  é a ingestão de 0,8g de Proteína por cada Kg de Peso Corporal por dia.

Algumas formas de usar proteína em pó:

– Em Smoothies, Batidos e Sumos.

– Adiciona à massa de panquecas, papas de aveia, pães, iogurte, sopas.
– Podes fazer barras de proteína caseiras ou bolinhas energéticas.

 

São três as proteínas disponibilizadas pelos Outros Montes:

Proteína de Arroz 80%: É uma das proteínas vegetais mais interessantes, com elevado teor proteico, 80% e elevada biodisponibilidade. A sua digestão é fácil e como tem um sabor neutro, é facilmente adicionada a qualquer tipo de alimento ou bebida. É uma excelente escolha para veganos ou pessoas com alergia a laticínios e soja.

Proteína de Cânhamo 50%: É uma proteínas completa, rica em ácidos gordos essenciais- ómega 3 e ómega 6. É uma excelente escolha para veganos ou pessoas com alergia a laticínios e soja.

Proteína Vegan de Cacau: uma combinação de proteína de arroz com proteína de cânhamo à qual foi adicionado o cacau, um dos alimentos mais antioxidantes do Mundo. Esta proteína tem elevado teor proteico, com 65% de proteína sem açúcares adicionados. Faz um batido proteico adicionando à proteína, uma banana (ou outra fruta doce) e o leite vegetal ou outro.