Partilhar Artigo

 

As temperaturas estão a descer e a época da roupa mais quente está a chegar, e com ela chegam também as gripes. Especialistas em saúde sugerem que se tome a vacina anual contra a gripe. Além de seguir as orientações médicas, podes também manter-te saudável comendo certos alimentos ricos em antioxidantes e que estimulam o sistema imunológico.

O sistema imunológico é composto por órgãos, células, tecidos e proteínas. Juntos realizam processos corporais que combatem patógenos – vírus, bactérias e corpos estranhos que causam infecções ou doenças.

Quando o sistema imunológico entra em contato com um patógeno, desencadeia uma resposta imunológica – liberta anticorpos que se ligam aos antígenos dos patógenos e os eliminam.

A incorporação de alimentos específicos na dieta alimentar pode fortalecer a resposta imunológica de uma pessoa. Conhece alguns dos alimentos que estimulam o sistema imunológico e que poderás encontrar na loja online dos Outros Montes:

Citrinos – são frutos da época ricos em vitamina C, os quais aumentam a produção de linfócitos, melhorando a resposta dos anticorpos à infeção. Melhoram a cicatrização de feridas e promovem a saúde da pele. Estimulam boa absorção de ferro, que está envolvida no metabolismo das proteínas. O Kiwi, apesar de não ser um citrino, é uma fruta rica em vitamina C, que não deve ser esquecida nesta altura do ano.

Mirtilos – os mirtilos contêm um tipo de flavonóide chamado antocianina, que possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a estimular o sistema imunológico de uma pessoa. Especialistas descobriram que as pessoas que ingeriam alimentos ricos em flavonóides tinham menos probabilidade de contrair uma infecção do trato respiratório superior, ou constipação comum, do que aquelas que não comiam.

Sementes de Abóbora – as sementes de Abóbora, por serem uma excelente fonte de ácidos gordo ómega-3, têm uma ação anti-inflamatória no nosso corpo e são ricas em zinco, um mineral importante para fortalecer o sistema imunitário e simultaneamente, ajuda a regular o bom funcionamento da tiróide. São muito versáteis, e podes adicionar como topping ao teu pequeno almoço – em papas, pães, iogurte, saladas, sopas e pães.

Curcuma – é uma especiaria de cor amarela, com origem na India, cresce nas floresta asiática, e os seus efeitos terapêuticos notáveis – usados desde a Antiguidade pela Medicina Chinesa e Ayurveda- tornaram-na popular em todo o Mundo. É uma especiaria que faz bem a quase tudo, é antioxidante, melhora a imunidade e a saúde cognitiva, tem ação anti- infamatória e protetora do fígado, excelente para aliviar dores e muito digestiva. Pode ajudar no emagrecimento e excelente reguladora dos níveis de açúcar no sangue, controlando diabetes e o colesterol.

Amêndoas – um snack proteico delicioso, excelente fonte de vitamina E e B3 (niacina) – estas 2 vitaminas fortalecem o sistema imunitário e ajudam a combater o stress- também contêm manganês, magnésio e fibras. Um pequeno punhado das nossas amêndoas é um lanche saudável, bom regulador de apetite e produzido em Portugal.

Maca – a Maca não só estimula as defesas imunológicas, como aumenta a força e a resistência muscular. É um poderoso revitalizante – em caso de cansaço, doença, debilidade física e mental, melhora o ânimo, excelente estimulador sexual e combate a depressão. Tem proteínas de qualidade, e é rico em vitaminas, como o ferro, zinco, cálcio e o fósforo.

 

É importante manter seu sistema imunológico ativo durante o outono. Desfrutar de alimentos que estimulam o sistema imunológico fortalecem e melhoram a capacidade de combater infecções. Dito isto, é importante lembrar que o sistema imunológico é complexo – uma combinação de um bom regime de exercícios físicos e uma dieta saudável manterá o seu sistema imunológico em ótimas condições.

 

                   

Receitas Outros Montes