As Ervas Aromáticas e especiarias têm sido usadas, desde a Antiguidade, tanto para fins culinários quanto medicinais.
Além de adicionar sabor e nutrientes às receitas, contêm uma variedade de compostos que podem ajudar: a reduzir as inflamações, regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo algumas doenças crónicas, como diabetes do tipo 2, melhorando estados gripais, devido às propriedades antivirais e antimicrobianas, antioxidantes, digestivas, bem como influenciar o nosso estado de espírito, quando utilizado em aromoterapia, etc.
Por outro lado, se tem tendência a fazer Retenção de Líquidos ou Hipertensão, as Ervas Aromáticas e Especiarias são aliados valiosos, para reduzir a quantidade de sal, ajudando a temperar os seus pratos e adicionando novos sabores.
Optar por cozinhar, em vez de consumir alimentos processados, é uma maneira eficaz de garantir a redução de sal/ sódio. Experimente as nossas Ervas e Especiarias, e vá gradualmente educando o seu paladar a uma redução de sal, sem prescindir dos sabores de todo o Mundo.
Benefícios para a Saúde de algumas das nossas Ervas Aromáticas e Especiarias favoritas:
– Gengibre: O gengibre é uma especiaria que provêm de um rizoma (caule subterrâneo). Contém vários compostos bioativos, com ação anti-inflamatório e antioxidante no corpo, é um alimento termogénico, que melhora a digestão e ativa o metabolismo, induzindo a queima de calorias para produção de calor. Excelente aliado para Perder Peso/ Emagrecer. Experimenta adicionar gengibre em pó às tuas receitas favoritas, como smoothies, papas de aveia, massas, molhos, pratos refogados, caril, águas aromatizadas, legumes, etc.
– Oregãos: (Origanum vulgare) é uma erva aromática muito popular, de excelente sabor, muito associado há gastronomia italiana.
Tem inúmeros benefícios, como:
Contém compostos vegetais, como o timol e o carvacrol, que possuem poderosas propriedades antioxidantes, prevenindo e diminuindo o desenvolvimento de doenças cancerígenas, nomeadamente alguns tipos de cancro, nomeadamente no ovário, próstata e leucemia.
Muito digestivo e com propriedades expetorantes, excelente para tratamento de bronquites, tosse seca, faringite e laringite.
Excelente para adicionar a pizzas, saladas, massas, molhos com base de tomate, carnes e peixe.
– Cúrcuma: (Curcuma longa L.) é uma das especiarias mais estudadas. A cúrcuma e seu principal ingrediente ativo, chamado curcumina, têm sido associados a uma variedade de benefícios impressionantes à saúde. Numerosas pesquisas científicas mostram que a cúrcuma tem poderosas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas, diminuindo o colesterol, prevenindo diabetes e excelente para aliviar dores, bem como prevenir doenças neurodegenerativas, como: Parkison, Alzheimer ou demência.
Experimente adicionar cúrcuma a pratos como caril, omeletes, papas de aveia, molhos de coco, sopas, peixe, lulas e carnes brancas. Adicionar pimenta preta às receitas de cúrcuma pode aumentar significativamente a biodisponibilidade da curcumina, opte pelo nosso Cúrcuma Mix, de forma a garantir a máxima absorção de curcumina pelo seu corpo.
– Canela do Ceilão: Tem um sabor quente, “amadeirado” suave, com um toque picante, e é originária do Sri Lanka. Esta especiaria é rica em flavonoides, que têm simultaneamente propriedades antioxidantes e anti- inflamatórias e previnem a Diabetes e o Cancro, bem como Doenças Cardiovasculares .
São excelentes reguladores do açúcar no sangue, e como apresentam uma grande quantidade de cinamaldeído, melhoram as capacidades cognitivas- tanto a memória, como a aprendizagem, bem como evitam o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas: como Parkinson, Alzheimer e demência. São excelentes termogéneos e aliados no emagrecimento, pois estimulam a queima de gordura corporal.
Os especialistas recomendam a preferência pela canela do Ceilão ou “canela verdadeira” em vez da canela mais vulgar, a Cássia, que tem elevada quantidade de cumarinas, que podem causar alergias ou irritações na pele, hipoglicemia e danos hepáticos, em pessoas com problemas no fígado.
Excelente para adicionar a bolos, pães, folares, tartes, licores, bebidas, doces, etc.
– Manjericão: esta erva aromática popular- muito perfumada- contém óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a melhorar a respiração, a tratar gripes, bronquites e tosse. É muito digestiva e ajuda a tratar as aftas e picadas de insetos. Excelente regulador dos níveis de açúcar no sangue, evita estados depressivos e combate a ansiedade e a insónia. Combina com a maioria dos pratos, mas fica perfeita quando combinada com tomate, queijos e/ou azeite. Excelente para incluir em sopas, molhos de tomate, massas e refogados.
– Alecrim: o alecrim é uma erva aromática de aroma a “floresta” e sabor agradável, largamente difundida por todo o mundo. Utilizada desde a Antiguidade, na gastronomia e aromoterapia. Melhora o funcionamento do sistema nervoso, ativando a memória, a concentração e a capacidade de raciocínio, mesmo nas pessoas mais idosas, previne estados depressivos e o combate o stress. É muito digestiva, protege o fígado e melhora o sistema imunitário. Excelente em pães, focaccia, carnes, batatas ou legumes assados, grelhados no geral, chá, para aromatizar bebidas, azeite e vinagres ou sobremesas.